Floresta dos Desejos

Floresta 1 Paulo com criançasA “Floresta dos Desejos”, do brasileiro Paulo César Teles, interage com o mundo.

O brasileiro e professor doutor da Unicamp em audiovisual Paulo César Teles, criou e implantou o projeto Floresta dos Desejos. Idealizado por ele e pela pesquisadora indiana Mousumi De. Trata-se de um projeto internacional envolvendo cientistas, artistas e pedagogos da Brasil, Alemanha, Portugal, Grécia, Índia, entre outros países.

Floresta dos Desejos é um conjunto de experimentações artísticas, tecnológicas e comunicacionais, realizadas em forma de oficinas de formação e inclusão. Cada uma delas resulta numa instalação interativa, tematizada em uma “árvore de desejos”, que integra produções artísticas, provenientes de diversas plataformas artesanais, mediáticas, interativas e sensoriais, produzidas in sito.

 “Árvore dos Desejos” é uma instalação interativa que faz uma releitura multimídia de lendas folclóricas orientais nas quais desejos são escritos e pendurados em uma árvore que tem o poder especial de realizá-los. Ela integra numa só obra: reciclagem e estética de materiais de diversas procedências; projeções multimídia; processos interativos digitais; e sensores de aproximação sem toques, capazes de interagir ao movimento do corpo na transformação dos conteúdos projetados e sonorizados.

Direcionadas basicamente aos professores e alunos de artes em escolas de ensino fundamental e médio, as oficinas promovem a discussão, a experimentação e a integração entre diferentes formas de se comunicar e de se expressar artisticamente.

Cada oficina realizada revela particularidades e globalizações, inatas e adquiridas, detectadas nos processos de criação, comunicação e de aprendizagem. Entretanto, são as relações estabelecidas dos participantes, a partir de suas distintas origens geográficas e culturais, com a produção e a execução da obra artística coletiva, que dão, de fato, a real existência e identidade própria a cada uma delas.

Infelizmente ainda não há nenhum vídeo a respeito, mas os interessados em saber mais sobre o assunto, podem entrar em contato com o Prof. Paulo Cesar Teles através do Facebook!

Mari Angela Magalhães é jornalista e colaboradora do www.prodbook.com.br  News- Entretenimento & Cultura

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *